terça-feira, 17 de novembro de 2020

BRASIL: 73% dos deputados e senadores candidatos fracassaram no 1° turno

Dos 67 deputados e dois senadores que disputaram as eleições municipais deste domingo (15), 50 foram derrotados e 4 foram eleitos em primeiro turno, o que equivale a uma taxa de fracasso de 73,5% e de sucesso de 26,5%. Do restante, 14 deputados e um senador irão para o segundo turno.

Dos deputados, dois conquistaram cadeiras de vice-prefeito já no primeiro turno: Paulo Marinho Júnior (PL), em Caxias (MA), e Juninho do Pneu (DEM), em Nova Iguaçu (RJ). Paulo Marinho Jr. não está em exercício atualmente. O deputado Deuzinho Filho (Republicanos) ainda vai disputar a vice-prefeitura de Caucaia (CE) no segundo turno. Luiza Erundina (Psol) também segue na disputa para vice-prefeita de São Paulo.

Resultado pior que em 2016
Nestas eleições, 66 deputados concorreram a cargos de prefeito ou vice-prefeito em 43 cidades, sendo que 40 deles disputavam vagas em capitais. O número é inferior à eleição de 2016, quando 80 deputados se lançaram candidatos em 57 cidades.

Como resultado, o número de vitórias de deputados no primeiro turno também é menor em comparação à eleição passada, quando nove deputados se elegeram prefeitos e dois vice-prefeitos no primeiro turno, e outros 16 deputados seguiram para o segundo turno.

Apenas dois senadores concorreram nestas eleições. O senador Jean Paul Prates (PT) ficou em segundo lugar em Natal (RN), onde Álvaro Dias (PSDB) foi reeleito em primeiro turno. Em Goiânia (GO), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) enfrenta Maguito Vilela (MDB) no segundo turno.

Via: Congresso em Foco

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário