sábado, 5 de janeiro de 2019

MUNDO: Donald Trump diz que paralisação do governo pode durar anos


O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que a paralisação parcial que afeta o governo federal pode durar anos, em forte sinalização de que, quase duas semanas depois do início do apagão, democratas e republicanos seguem longe de um acordo sobre o financiamento do muro na fronteira com o México.

Trump falou após uma reunião com lideranças democratas para tentar resolver o impasse em torno do dinheiro para a obra. O presidente rejeita ratificar qualquer proposta para reabrir o governo que não contemple recursos para o muro. Ao ser questionado sobre uma informação dada por Chuck Schumer, líder da minoria democrata no Senado, de que havia dito que a paralisação poderia durar meses ou anos, Trump respondeu que sim.

"Eu não acho que vai, mas acho que posso falar por republicanos no Senado e republicanos na Câmara - eles querem muito ter um país seguro, ter uma fronteira que faça sentido... Eu espero que não continue por mais que alguns dias", afirmou. "Acho que poderia abrir rapidamente." O republicano, porém, rejeitou reabrir o governo enquanto o financiamento ao muro não for definido.

"Nós não vamos abrir enquanto não for resolvido. Nós achamos que é um problema muito maior", disse o presidente. "Nossa fronteira é um problema muito mais perigoso. É um problema de segurança nacional. É um problema de terrorismo." Segundo o presidente, muitos dos que entram pelo México são traficantes e membros de gangues, mas complementou que há "terroristas entrando pela fronteira sul porque eles acham que provavelmente é o caminho mais fácil para entrar."

Trump também não descartou declarar uma emergência nacional para construir o muro sem a necessidade de aprovação do Congresso e dos recursos. "Sim, eu tenho [poderes emergenciais]. E eu posso fazer isso, se quiser", afirmou. "Nós podemos convocar uma emergência nacional. Nós não fizemos isso ainda. Eu posso fazer. Nós declaramos uma emergência nacional e construímos [o muro] rapidamente. É uma outra forma de fazer isso."

Por causa da paralisação parcial, 800 mil funcionários do governo estão sem receber pagamento. Parques nacionais estão fechados e muitos serviços estão sob ameaça de interrupção, como a restituição de Imposto de Renda.

Com informações da Folhapress.
 PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário