terça-feira, 26 de junho de 2018

REGIÃO: Arraiá do Zé Matuto vence Festival de Quadrilhas Juninas de Natal


A quadrilha Arraiá do Zé Matuto, do bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal, venceu o Festival de Quadrilhas Juninas da cidade. O prêmio foi anunciado neste domingo (24), última noite do evento. Com o tema “A Festa dos Três Zé”, o grupo se apresentou na sexta-feira (22) e simulou um leilão pra juntar dinheiro e reformar uma igrejinha. Veja fotos aqui.

Em segundo lugar, ficou a quadrilha Padre Piná, de Mãe Luiza, que se apresentou no sábado (23) com o tema focado na peste, na seca e no sofrimento no Nordeste. Já em terceiro, ficou a Eita Danado, de Currais Novos, no Seridó potiguar, que se apresentou neste domingo com o tema "Um presente de casamento made in Sertão".

A última noite da festa contou com a apresentação de seis quadrilhas tradicionais. O festival começou com a quadrilha Arraiá Renascer, que tem 26 anos de história, do conjunto Nova Natal. Os 80 componentes fizeram um resgate nos arquivos de São João com um casamento matuto.

Do bairro Alecrim, a quadrilha Arrocha o Milho se apresentou com o tema "Sertão como Escola", cheio de lições do homem do campo. Em seguida, a Nova Geração, quadrilha de Parnamirim, trouxe para a festa o tema "A festa popular de São João". Foram homenageados o Rei do Cangaço, o Lampião e Maria Bonita, além de Luiz Gonzaga.

Depois foi a vez da quadrilha de Mossoró, no Oeste potiguar, Paixão Matuta, que abordou o mundo da literatura de cordel, com uma homenagem ao poeta Antônio Francisco. Já a Junina Sai da Frente, do bairro Felipe Camarão, trouxe como tema a paixão pelo Nordeste. Também contou a história de amor de João e Maria, que celebraram o casamento em uma noite de São João.

Por fim, a Eita Danado, de Currais Novos, encerrou o festival com a história do casamento de Lindoia, que ganhou a imagem de um santo falante: uma mistura de Santo Antônio, São João e São Pedro.

G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário