sábado, 9 de dezembro de 2017

MUNDO: Bombeiros correm para conter incêndios da Califórnia antes de ventos mais fortes


Bombeiros corriam neste sábado (9) para conter seis incêndios violentos no sul da Califórnia, que destruíram centenas de edifícios e forçaram dezenas de milhares de pessoas a fugiram, antes que os ventos se fortaleçam novamente.

Estimativas preveem que rajadas de vento aumentem de intensidade até sábado a noite, desafiando os 8.700 bombeiros que lutam contra as chamas que se movem rapidamente há cinco dias da área de San Diego, pela Costa do Pacífico até o condado de Santa Bárbara.
Os incêndios mataram pelo menos uma pessoa, destruíram 500 estruturas, feriram 6 pessoas e quatro bombeiros.

O fortalecimento dos ventos "potencialmente amplia o risco dos incêndios se espalharem", disse Lynne Tolmachoff, porta-voz do Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia.
 "Os bombeiros têm aproveitado as últimas 24 horas para tentar fazer linhas de contenção e fortalecê-las para que isso não aconteça."

No auge, cerca de 212 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas. Ordens de evacuação foram suspensas em algumas áreas, notícia bem-vinda para muitos em abrigos esperando para ver se suas casas sobreviveram às chamas.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, se encontrará neste sábado com residentes afetados pelo fogo e fará um tour pela área atingida no condado de Ventura, a noroeste de Los Angeles, onde o maior incêndio, o chamado "Thomas Fire", carbonizou 57.850 hectares e destruiu 476 estruturas.
"Estamos mantendo nossos vizinhos e californianos em nossos corações e mentes. Vamos nos recuperar", disse o governador no Twitter na sexta-feira.

Uma mulher de 70 anos morreu em uma batida de carro na quarta-feira após inalar fumaça e ter queimaduras ao longo da rota de evacuação em Santa Paula, segundo reportagem do jornal Ventura County Star, citando o médico Christopher Young.

Mais de 3.800 bombeiros de Portland, Oregon e Nevada combatiam o Thomas Fire, que estava 10 por cento contido na sexta-feira, ante 5 por cento na quinta-feira. A Califórnia ainda está se recuperando de incêndios na região norte do Estado que resultaram em perdas asseguradas de mais de 9 bilhões de dólares em outubro. Aqueles incêndios, que foram concentrados na região de vinhos da Califórnia, mataram 43 pessoas.

Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário