terça-feira, 2 de julho de 2024

BRASIL: Correios anunciam PDV e concurso para contratar 3,2 mil carteiros

Os Correios anunciaram um concurso público para o preenchimento de 3,2 mil vagas, prioritariamente para o nível operacional de carteiro. Além disso, também foi anunciado um Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

De acordo com o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, desde 2011 a empresa não realiza concurso público. “Os Correios têm uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, mas no primeiro momento as vagas serão preenchidos pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país”.

O edital do concurso deve ser publicado em agosto e o objetivo é fortalecer os pontos de entrega da empresa. A expectativa é de que os novos contratados sejam chamados ainda neste ano, em dezembro. Dentre as mais de 3 mil vagas, haverá também cargos para nível superior, como advogados, arquitetos e engenheiros.

PDV

Segundo Silva dos Santos, o PDV é uma demanda dos servidores da estatal. “Esse pedido é feito pelos próprios funcionários da ECT [Empresa de Correios e Telégrafos] que já estão há bastante tempo na empresa.” O programa ainda precisa ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

A proposta prevê que sejam elegíveis os empregados do quadro de pessoal próprio dos Correios que estejam na situação de ativo na data do desligamento e que atendam, cumulativamente, até o último dia do mês anterior ao da data de encerramento das inscrições, aos seguintes requisitos: ter idade maior ou igual a 55 anos e menor que 75 anos; ter tempo de efetivo exercício nos Correios maior ou igual a 25 anos; e pelo menos 36 meses de remuneração, nos últimos 60 meses.

Via: Bahia BA 

 PUBLICIDADE

ECONOMIA: Haddad admite alta do dólar e culpa “ruídos” na comunicação do governo; moeda vai a R$ 5,65

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que o valor do dólar está alto, afirmou que o aumento está relacionado a “muitos ruídos” e que o governo precisa se comunicar melhor. As declarações aconteceram nesta segunda-feira (1°).

Ao ser questionado se o dólar está alto, o ministro respondeu: “Está. Apesar da desvalorização [de outras moedas em relação ao dólar] que tem acontecido no mundo todo de uma maneira geral, aqui foi maior do que nossos pares, Colômbia, Chile, México”, afirmou.

Nesta segunda-feira, o dólar bateu o valor de R$ 5,65 e encerrou a sessão em alta de 1,13%, a maior cotação desde janeiro de 2022. O ministro também afirmou que o governo precisa se comunicar melhor e que o aumento da moeda americana está associado a “muitos ruídos”.

“Atribuo a muitos ruídos. Já falei isso no Conselhão. Precisa comunicar melhor os resultados econômicos que o país está atingindo”, complementou o Haddad.

Via: CNN Brasil 

 PUBLICIDADE

REGIÃO: Médico é preso pelos crimes de cena de abuso e nudez infantil em Natal

Policiais civis da Delegacia de Plantão Zona Sul (DPZS), em ação conjunta com a Polícia Militar, prenderam em flagrante, um médico pela suspeita da prática dos crimes de cena de abuso e nudez infantil. A prisão do suspeito aconteceu em um bairro da Zona Sul de Natal e contou com o apoio da Delegacia de Plantão de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DPAGV), na noite de domingo (30).

As diligências foram iniciadas após o médico acionar a Polícia Militar queixando-se de perturbação de sossego. A equipe policial acionou a Polícia Civil, através da Delegacia de Plantão Zona Sul (DPZS), que foi ao local para apurar os fatos e, ao chegarem à residência, encontraram cinco adolescentes, além de medicamentos como tadalafila, pílulas do dia seguinte, dramim, material de higiene feminina como absorventes, lubrificantes íntimos, camisinha e exames ginecológicos para apurar doenças sexualmente transmissíveis.

Foi constatado ainda durante as diligências que a mãe de uma das vítimas, que é técnica de enfermagem, tinha conhecimento dos atos praticados pelo autuado e consentia a ida da filha à casa do suspeito. Em troca, segundo as investigações, o homem fornecia dinheiro e objetos domésticos para a mãe com o intuito de beneficiá-la. Ela foi presa pela suspeita da prática dos crimes de favorecimento à prostituição infantil e abandono de incapaz.

Os policiais civis ainda apreenderam equipamentos eletrônicos de propriedade do médico. As adolescentes foram conduzidas à sede do Projeto Abraçar, localizado na maternidade municipal Dr. Araken Irerê Pinto, especializado em acolher e atender crianças e adolescentes em situação de violência sexual. Enquanto os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Durante a audiência de custódia, o médico teve sua prisão preventiva decretada.

Via: Jair Sampaio 

PUBLICIDADE

SEGURANÇA: Operação prende homem em Mossoró por crimes de abuso sexual infantojuvenil

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira 2 a operação Arcanjos XII. O objetivo é o combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, sobretudo os de aquisição e transmissão de material que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente, consumidos e compartilhados no ciberespaço.

Operação Arcanjos XII visa o enfrentamento ao abuso e ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesta operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Mossoró. O investigado foi preso em flagrante por armazenar mídias digitais contendo material com cenas de abuso sexual infantojuvenil.

O nome da operação é uma referência ao projeto desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN), o qual vem desenvolvendo uma metodologia que tem trazido bastante resultado na investigação e no combate aos crimes de abuso sexual infantojuvenil, praticados no ciberespaço.

No momento do cumprimento do mandado, foram apreendidos equipamentos eletrônicos capazes de armazenar fotos, arquivos de áudio/vídeo, para posterior verificação da presença de ‘CSAM”. A sigla “Child sexual abuse material” significa, em livre tradução, “material de abuso sexual infantil”, termo mais adequado para ser abordado nas investigações por dar ênfase à situação de vulnerabilidade das vítimas.

Os vestígios colhidos nos locais das buscas serão encaminhados ao laboratório forense computacional do Gaeco para serem analisados.

A operação Arcanjos XII foi realizada em conjunto com a Polícia Civil e contou com o apoio da Polícia Militar.

Via: Agora RN

  PUBLICIDADE:

MUNDO CRISTÃO: Papa Francisco aprova canonização de “padroeiro da internet”

O Papa Francisco aprovou nesta segunda-feira (1º) a canonização de Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”. O jovem, que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, será o 1º millennial a ser santificado. A cerimônia oficial deve ser realizada durante as celebrações do ano jubilar da Igreja Católica em 2025.

Acutis ficou famoso por usar suas habilidades de computação para promover a fé católica, apelidado de “padroeiro da internet”. A canonização, um processo que costuma levar décadas na Igreja Católica, foi aprovada pelo Papa durante uma reunião do Colégio de Cardeais no Vaticano nesta segunda-feira (1º).

Normalmente, o processo de canonização na igreja exige que os candidatos tenham 2 milagres atribuídos, cada um passando por rigorosa investigação. Em 2020, foi reconhecido um milagre envolvendo a cura de uma criança brasileira.

Em outubro de 2013, na igreja de São Sebastião em Campo Grande, Brasil, um menino de 6 anos chamado Matheus, que sofria de uma grave anomalia no pâncreas, teria sido “completamente curado” depois de tocar uma relíquia do jovem.

Recentemente, em maio, um 2º milagre foi reconhecido com a cura de uma jovem da Costa Rica. A estudante entrou em coma em julho de 2022 depois de cair de bicicleta e foi diagnosticada com traumatismo craniano. Sua mãe, Liliana, teria passado um dia inteiro ajoelhada diante do túmulo de Acutis.

À noite, recebeu um telefonema do hospital informando sobre a melhora “repentina e inexplicável de sua filha”.

Fonte: Poder 360

PUBLICIDADE

ELEIÇÕES: Regras e restrições legais para eleições de 2024 começam a valer

As principais restrições previstas pelo calendário eleitoral começam a valer a partir deste mês de julho para impedir que os candidatos às prefeituras e câmaras municipais usem a máquina pública para influenciar a corrida. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, e o segundo será no dia 27 do mesmo mês. Porém, só municípios com mais de 200 mil eleitores têm votação em dois turnos, caso nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos na primeira rodada.

Já no próximo sábado 6, três meses antes do pleito, a nomeação, contratação e demissão – mesmo por justa causa – de servidores públicos passa a ser restringida. As exceções são as nomeações e indicações de cargos comissionados e as contratações emergenciais para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais. É neste sábado, também, que os políticos ficam proibidos de fazer transferências de recursos do governo federal a estados e municípios. Novos pagamentos ficam suspensos, mas o dinheiro ainda pode ser enviado para obras que já estejam em andamento ou para casos de calamidade pública.

Passam a valer, na mesma data, as regras de publicidade estatal. Propaganda institucional de projetos do governo está proibida, assim como a presença de políticos na inauguração de obras ou lançamento de programas. Já os pronunciamentos oficiais em rádio ou TV, além da divulgação de candidaturas definitivas, só podem acontecer com permissão da Justiça Eleitoral. Em 20 de junho, os partidos poderão realizar convenções e debates internos para escolha dos candidatos definitivos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, além das listas de vereadores. O prazo para definição é 5 de agosto. É nesse mesmo dia que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o limite de gastos de campanha para os cargos que estão em disputa.

TSE permite uso de nome de marcas e empresas privadas em nome de urna

Candidatos a prefeito, vice e vereador poderão ter nomes de urna com marcas ou siglas de empresas privadas durante as eleições municipais deste ano, segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta segunda-feira 1°. A votação foi de quatro a favor da liberação e três contra. O julgamento partiu de um questionamento feito pela deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) acerca da proibição de marcas nas propagandas eleitorais, e sua extensão para o nome de urna. O entendimento do relator da matéria, ministro Raul Araújo, é que não há regra expressa que proíba a presença de marca associada a empresas como parte do próprio nome do candidato na urna.

Ele foi acompanhado por mais três integrantes do colegiado, os ministros Nunes Marques, Isabel Galloti e André Mendonça. Ficaram vencidos os ministros Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia, presidente do TSE. Em seu voto, Araújo afirmou que a prática de associar nomes a estabelecimentos ou instituições já é usual no Brasil, em especial em eleições municipais. É nesta ocasião que se multiplicam candidatos como “Fulano do Posto” e “Sicrana da Farmácia”, por exemplo, segundo o ministro.

Ainda assim, o mesmo julgamento reforçou, com unanimidade, que marcas, produtos e siglas de empresas não podem ser usados em peças de propaganda eleitoral.

Via: Agora RN

PUBLICIDADE:

segunda-feira, 1 de julho de 2024

EVENTOS: Banda Grafith é a 3ª Atração da Festa de Aniversário da Cidade de Parazinho-RN

Acaba de ser confirmada a 3ª Atração da Festa dos 62 Anos de Emancipação Política do município de Parazinho.

A atração confirmada é a BANDA GRAFITH que farão sua apresentação no Largo do Mercado Público. (Veja Vídeo)

Parazinho 62 Anos – Um Amor que não se acaba! 

UBLICIDADE:

MUNDO: Eleições na França tem vitória histórica da extrema direita no primeiro turno

O partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen, obteve ganhos históricos para vencer o primeiro turno das eleições parlamentares da França, mas o resultado dependerá de dias de construção de alianças antes da corrida para votos na próxima semana.

O RN e aliados tiveram 33% dos votos, seguidos por um bloco de esquerda com 28%, e os centristas do presidente Emmanuel Macron com apenas 20%, mostraram resultados oficiais do Ministério do Interior na segunda-feira.

Esse foi um grande revés para Macron, que convocou eleições antecipadas depois que sua chapa foi derrotada pelo RN nas eleições para o Parlamento Europeu no mês passado.

Via: CNN Brasil

PUBLICIDADE

SAÚDE: Dengue Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes

O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2024 registrando 6.159.160 casos prováveis de dengue e 4.250 mortes pela doença. Segundo o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, há ainda 2.730 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país é, agora, de 3.033 casos para cada 100 mil habitantes e a taxa de letalidade é de 0,07.

Dados divulgados nesta segunda-feira (1º), em Brasília,  mostram que a maior parte dos casos prováveis de dengue em 2024 foi anotada entre mulheres (54,8%), contra 45,2% entre homens.

Faixa etária

Ao todo, 49,6% das ocorrências foram identificadas em pessoas brancas, 42,5% entre pardos, 6,2% entre pretos e 0,3% entre indígenas. A faixa etária de 20 a 29 anos concentra a maior parte das vítimas, seguida pela de 30 a 39 anos e pela de 40 a 49 anos.

Entre as unidades federativas, o Distrito Federal registra o maior coeficiente de incidência de dengue (9.626 casos por 100 mil habitantes). Em seguida, estão Minas Gerais (8.035), Paraná (5.478), Santa Catarina (4.607) e São Paulo (4.301). Em números absolutos, São Paulo lidera com 1,9 milhão de ocorrências. Em seguida, aparecem Minas Gerais (1,6 milhão), Paraná (626,8 mil), Santa Catarina (350,6 mil) e Goiás (301,5 mil). 

Via: Agência Brasil

PUBLICIDADE:

POLÍTICA: Governo Lula libera R$ 1,7 bi em emendas Pix para cidades pequenas

O governo Lula (PT) liberou R$ 7,7 bilhões em emendas de transferência especial, as conhecidas “emendas Pix”. Para cumprir acordo com o Congresso e garantir o pagamento antes do período vedado pela legislação, o Executivo turbinou os empenhos. Do total reservado, cerca de R$ 1,7 bilhão favorece cidades com até 10 mil habitantes.

O acordo entre Planalto e Congresso envolveu ainda o pagamento de 55% das emendas Pix até 30 de junho, prazo-limite para a execução de emendas desse tipo antes do período eleitoral.

As “emendas Pix” consistem em transferência de recursos do governo federal diretamente para os cofres das prefeituras e dos governos estaduais, sem uma finalidade definida. Embora o autor da emenda seja conhecido, o mecanismo é criticado pela falta de transparência na forma como o recurso é utilizado.

Via: Metrópoles 

 PUBLICIDADE

SEGURANÇA: RN tem queda de 14% nas mortes violentas, diz Sesed

A violência segue em queda no Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). De acordo com informações da Sesed, o RN fechou o primeiro semestre deste ano com redução de 14% no total de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em comparação aos primeiros seis meses do ano passado.

O resultado é o melhor da série histórica, ou seja, o menos violento dos últimos 14 anos.

Em números absolutos, 529 pessoas foram mortas ao longo do primeiro semestre de 2023 no estado, contra 455 ocorrências registradas no mesmo período deste ano, ou seja, 74 crimes a menos.

Somente no mês de junho, comparando com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 25%. Foram 88 mortes em junho de 2023 em todo o território potiguar, contra 66 mortes em junho deste ano, o que representa 22 mortes a menos.

Série histórica – 1º semestre – 2011 a 2024

2011: 550
2012: 533
2013: 838
2014: 901
2015: 788
2016: 984
2017: 1.209
2018: 1.038
2019: 729
2020: 805
2021: 713
2022: 565
2023: 529
2024: 455


A série histórica de mortes violentas no Rio Grande do Norte teve início em 2011, quando a Sesed passou a contabilizar, de forma padronizada, as MVIs ocorridas em todo o estado. Desde então, os critérios adotados para a consolidação dos dados estatísticos têm se mantido os mesmos, inclusive, seguindo o padrão nacional.

MVIs
Constituem as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) todos os registros de homicídio doloso, intervenção policial, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e feminicídio.

Transparência
Os dados acima foram contabilizados e consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais da SESED. Após o processo, a COINE repassa as informações ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público Estadual (MPRN).

Via: Agora RN


 

MUNDO CRISTÃO: Comunidade Católica de Caiçara do Norte Celebra Encerramento do Novenário de São Pedro com show inesquecível de Celina Borges

O encerramento da Festa de São Pedro em Caiçara do Norte é uma das celebrações religiosas mais aguardada pela comunidade local e pelos visitantes de toda região.

O evento deste sábado 29/06 marcou o encerramento do 121° novenário de São Pedro, excelso padroeiro da cidade e patrono dos pescadores. A procissão terrestre, foi um dos momentos mais emocionantes do evento, envolveu a participação ativa dos pescadores da região, que carregam a imagem de São Pedro em uma barca, simbolizando a ligação do santo com o mar e os pescadores.

Após a procissão, o evento continuou no pátio da Igreja São Pedro, onde a cantora Celina Borges, conhecida por suas canções de louvor e adoração, se apresentou. Celina é uma figura respeitada na música católica, e sua presença trouxe um clima de espiritualidade e devoção no encerramento das festividades. O padre João Pedro Acúrcio também teve um papel central na cerimônia, conduzindo momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, criando um ambiente de profunda fé e comunhão entre os participantes.

Este show marcou o fim de nove dias de celebrações em honra a São Pedro, durante os quais a comunidade participou de missas, novenas, e outras atividades religiosas e culturais. A Festa de São Pedro é uma tradição centenária em Caiçara do Norte, refletindo a forte devoção da população ao seu padroeiro e a importância da pesca na vida da cidade. Além do aspecto religioso, a festa também é uma oportunidade para a comunidade se reunir, reforçar laços e celebrar suas tradições culturais. O evento atraiu visitantes de diversas regiões, caravanas vinheram de diversas cidades da região do Mato Grande como da Paróquia Nossa Srª de Nazaré de Parazinho e Pedra Grande contribuindo para o turismo local e a economia da cidade.

Ao chegarem em Caiçara do Norte, os participantes das caravanas se juntam aos moradores locais para a procissão terrestre e a celebração no pátio da Igreja São Pedro. A presença de tantas pessoas vindas de diferentes lugares dá ao evento uma dimensão ainda maior, destacando a devoção a São Pedro e a importância da festa na vida religiosa e cultural da região.

As caravanas também contribuem para a movimentação econômica de Caiçara do Norte, uma vez que os visitantes frequentemente consomem produtos locais, se hospedam na cidade e participam das festividades, ajudando a impulsionar o comércio local durante o evento.

O evento contou com uma ampla divulgação. De Parazinho o blogueiro João Batista representando a PASCOM, assim como a Rádio Comunitária Paraíso FM fizeram uma ampla cobertura midiática.

O show da Cantora Celina Borges foi marcante no encerramento do novenário de São Pedro! Eventos assim, especialmente gratuitos e com música tão inspiradora, certamente contribuem para tornar a celebração ainda mais especial para os moradores da cidade e para os devotos do padroeiro e patrono dos pescadores.



















 PUBLICIDADE

REFLEXÃO: O tempo e a Vida

O tempo é uma das poucas constantes em nossa existência, mas, paradoxalmente, é também uma das coisas mais intangíveis e subjetivas que experimentamos. Ele flui de forma inexorável, marcando o ritmo de nossas vidas, independentemente de nossos desejos ou vontades. A cada segundo, estamos um pouco mais próximos do nosso futuro e um pouco mais distantes do nosso passado. No entanto, é na percepção e na utilização desse tempo que reside a essência da nossa existência.

Quantas vezes nos pegamos dizendo que "o tempo voa" ou que "não temos tempo suficiente"? Essas expressões, tão comuns, revelam uma verdade profunda sobre nossa relação com o tempo: estamos sempre em uma corrida contra ele. Vivemos em uma era onde a velocidade e a eficiência são valorizadas, onde a produtividade é a medida do sucesso e onde o lazer muitas vezes é visto como um luxo, e não como uma necessidade.

Mas será que estamos realmente aproveitando nosso tempo da melhor forma possível? Será que estamos dedicando nossos momentos às coisas que realmente importam? Muitas vezes, nos deixamos levar pelo ritmo frenético da vida moderna, negligenciando aquilo que é essencial: os relacionamentos, os momentos de contemplação, os pequenos prazeres que trazem significado às nossas vidas.

Refletir sobre o tempo é, inevitavelmente, refletir sobre a vida. É questionar se estamos vivendo de acordo com nossos valores, se estamos perseguindo nossos verdadeiros sonhos e se estamos cuidando de nossa saúde mental e emocional. É lembrar que, ao final de tudo, o que mais importará não será a quantidade de coisas que fizemos, mas a qualidade dos momentos que vivemos e das conexões que estabelecemos.

É necessário, então, cultivar a presença. Estar presente no aqui e agora, valorizar cada momento como único e irrepetível, pois, de fato, ele é. Aprender a dizer não ao que nos afasta de nossos propósitos e sim ao que nos aproxima de quem realmente somos. O tempo, por mais implacável que seja, pode ser nosso aliado se aprendermos a vivê-lo com intenção e propósito.

Por fim, a reflexão sobre o tempo é um convite à sabedoria. É um chamado para que olhemos para nossa vida com olhos de profundidade, para que não nos percamos em superficialidades e para que vivamos de forma plena e consciente. O tempo é precioso, mas nossa vida é ainda mais. Que saibamos, então, honrar cada instante, vivendo com amor, gratidão e autenticidade.

Capa: Google Imagens

PUBLICIDADE