sexta-feira, 4 de abril de 2025

MUNDO: Presidente francês, Emmanuel Macron, declara ‘guerra’ a Trump

O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu nesta quinta-feira, 3, uma suspensão temporária dos investimentos externos nos Estados Unidos, após o anúncio do presidente americano, Donald Trump, em relação às tarifas recíprocas generalizadas sobre importações dos parceiros comerciais.

“Os investimentos futuros, os investimentos anunciados nas últimas semanas, devem ser suspensos por um tempo até que a situação com os Estados Unidos seja esclarecida.  O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu nesta quinta-feira, 3, uma suspensão temporária dos investimentos externos nos Estados Unidos, após o anúncio do presidente americano, Donald Trump, em relação às tarifas recíprocas generalizadas sobre importações dos parceiros comerciais. “Os investimentos futuros, os investimentos anunciados nas últimas semanas, devem ser suspensos por um tempo até que a situação com os Estados Unidos seja esclarecida.

E acrescentou:

“Qual seria a mensagem se grandes players europeus investissem bilhões de euros na economia dos EUA justamente quando estávamos sendo atingidos?”, disse. Segundo Macron, as medidas comerciais de Trump deixarão o povo americano “mais fracos e pobres” e impactarão também a economia europeia. “Nós, europeus, devemos permanecer unidos e determinados nesta fase. E digo isso também porque sei o que pode acontecer: os grandes players tendem a agir por conta própria, e isso não é uma boa ideia“, afirmou.

Reação da UE

O comissário para o Comércio e Segurança Econômica da União Europeia, Maroš Šefčovič, prometeu não ficar de braços cruzados. “Tarifas injustificadas inevitavelmente saem pela culatra. Agiremos de forma calma, cuidadosamente faseada e unificada, enquanto calibramos nossa resposta, enquanto permitimos tempo adequado para conversas. Mas não ficaremos de braços cruzados, caso não consigamos chegar a um acordo justo.

Falarei com meus colegas americanos amanhã”, escreveu no X. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que o governo do Reino Unido tem “uma série de ferramentas à disposição” para responder às tarifas de Trump, prometendo agir com “cabeça fria” e “pragmatismo”.

Via: O Antagonista

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário