segunda-feira, 23 de setembro de 2024

MUNDO: Assassino é executado em pena de morte mesmo após testemunha tentar inocentá-lo

A Carolina do Sul, estado americano, executou Freddie Owens na última sexta-feira (20) por injeção letal. Owens havia sido condenado pelo assassinato de uma balconista durante um assalto em 1997.

A condenação de Owens ocorreu apesar de uma declaração sob juramento de Steven Golden, testemunha-chave, que agora inocentava Owens. O depoimento de Golden foi apresentado apenas dois dias antes da execução de Owens.

Freddie Owens e Irene Graves: Caso por trás da execução

Em 1997, Freddie Owens foi preso pelo assassinato da balconista Irene Graves durante um assalto em Greenville, Carolina do Sul. Promotores alegaram que Owens atirou na cabeça de Graves quando ela não conseguiu abrir o cofre da loja. Steven Golden, amigo e cúmplice de Owens, testemunhou contra ele. Golden afirmou que Owens foi o responsável pelo disparo fatal. Entretanto, câmeras de segurança não capturaram o tiroteio, e a arma usada nunca foi encontrada.

Novo depoimento de Steven Golden: Mudança de vidas?

Golden revelou recentemente que sua testemunha original foi influenciada pelo medo e por promessas dos promotores de evitar penas severas. Em seu novo testemunho, Golden afirmou que Owens não estava presente no local do crime. “Achei que o verdadeiro atirador ou os seus associados me poderiam matar se eu os denunciasse à polícia. Ainda tenho medo disso. Mas o Freddie não estava lá,” declarou Golden.

Nova declaração não foi suficiente

Mesmo com a presenta de um novo depoimento, os promotores sustentaram que a mudança de história de Golden não devia impedir a execução. Eles argumentaram que Golden admitiu ter mentido anteriormente, comprometendo sua credibilidade. Outras testemunhas corroboraram a participação de Owens no crime, incluindo amigos que disseram que o grupo planejou o assalto juntos e que Owens havia se gabado sobre matar Graves. Sua ex-namorada também testemunhou que ele confessou o crime.

Conduta de Owens na prisão

Durante o tempo na prisão, Owens se tornou ainda mais notório após assassinar seu companheiro de cela, Christopher Lee. Ele detalhou como esfaqueou, cegou, sufocou e pisoteou Lee. Owens alegou ter feito isso por se sentir injustamente condenado.

Reflexões sobre justiça

O caso de Freddie Owens levanta sérias questões sobre como evidências e testemunhos são tratados no sistema judicial dos Estados Unidos. Apesar das controvérsias ao redor do testemunho de Golden, a execução prosseguiu, destacando o grosso debate em torno da pena de morte.

  • Justiça retrógrada: A afirmação continua de promotores em condenar Owens sem uma consideração detalhada do novo depoimento de Golden.
  • Miscarriage of justice: Medos persistentes de testemunhas e a capacidade de influenciar seus depoimentos.
  • Debate sobre pena de morte: A maior questão sobre o valor e a moralidade da pena de morte à luz de possíveis erros judiciais.

Via:  Terra Brasil Notícias

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário