sábado, 26 de agosto de 2023

MUNDO CRISTÃO: Papa Francisco classifica a desinformação como o 'primeiro pecado do jornalismo'

Papa Francisco mostrou-se preocupado, neste sábado (26), com a possibilidade de que a desinformação e as notícias falsas, coisas que ele considera serem o "primeiro pecado do jornalismo", influenciarem a opinião pública. E pediu por uma comunicação que reforce valores "construtivos" e "de paz".

Durante uma solenidade no Vaticano onde recebeu uma delegação que lhe conferiu o prêmio "Isso é Jornalismo", o pontífice falou sobre o tema e lamentou a existência de outros quatro erros, em sua avaliação, por parte dos profissionais da área. "A desinformação é o primeiro pecado, o primeiro erro, digamos assim, do jornalismo. A desinformação é um dos pecados do jornalismo, que são quatro: a desinformação, quando um jornalista não informa ou desinforma; a calúnia - que às vezes é usada; a difamação, que é diferente da calúnia, mas destrói; e o quarto é (...) o amor ao escândalo", disse o papa.

O pontífice argentino explicou ainda que as manipulações que mais o preocupam são aquelas que procuram "orientar a opinião pública"Ao atender à premiação, o Papa relembrou o fato de que desde que era bispo de Roma ele "já não recebia premiações, e que continuou não as recebendo como Papa porque não gosta". Mas afirmou que o fez desta vez “para reforçar a necessidade de construir uma comunicação construtiva, em favor da cultura do encontro e não do confronto, da cultura da paz, e não a da guerra”.

Na sequência de sua fala no Vaticano, Francisco apelou à responsabilidade dos países em um momento em que, segundo ele, "a Europa enfrenta uma situação dramática, com a guerra na Ucrânia que continua". "A minha esperança é que seja dado espaço às vozes da paz, àqueles que estão empenhados em acabar com este conflito como tantos outros", insistiu.

Por France Presse

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário