segunda-feira, 20 de novembro de 2017

SAÚDE: Cuidados com a hidratação devem ser redobrados


O verão se aproxima e, com ele, alguns estados do país, dentre os quais o Rio Grande do Norte, sofrem com o aumento da temperatura, e as pessoas passam a suar mais. Isso acontece porque o nosso corpo perde muito líquido para manter a temperatura do entre os 36°C e os 37°C. Dessa forma, o risco de desidratação aumenta. Para contornar essa situação, a receita é: consumir água com maior regularidade para compensar.
O recomendado é que, em condições normais, se consuma em média dois litros de água todos os dias, para repor a perda natural de líquidos. Mas no verão, é preciso ficar ainda mais atento. O ideal é sempre ter uma garrafinha de água por perto e manter-se hidratado, tomando alguns goles em curtos espaços de tempo, para evitar sentir sede – que já é um sinal de desidratação. Para quem costuma realizar atividades físicas, o alerta é redobrado e é importante manter o corpo hidratado antes, durante e depois dos exercícios.
Mas não se engane, a água não pode ser substituída por outros líquidos nessa equação. Sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas não devem entrar na conta, pois, ao contrário do que possa parecer, os açúcares e o álcool presentes nestas bebidas fazem o corpo perder mais líquidos e nutrientes, levando à desidratação mais rapidamente. Por sua vez, a água é o principal hidratante também da pele, além disso, o líquido precioso previne inchaços e o envelhecimento precoce.
“Cuidar da pele é um processo que pode ser feito tanto de fora para dentro, por meio de uso de produtos hidratantes, como de dentro para fora, através da ingestão de água. Portanto, beber água é importante para que todos os órgãos funcionem sem problemas, principalmente a pele, que só tem a ganhar com o hábito. Uma pele hidratada também rejuvenesce as pessoas ”, explica a dermatologista Daiane Saldanha.
A dica para quem tem dificuldade de lembrar de beber água, alguns aplicativos para smartphones, como Beba Água, Waterbalance e Drinking Water, podem ser bem úteis por enviarem lembretes constantes e ainda calcularem a quantidade de água que já foi ingerida no dia. Outra dica é optar por garrafinhas com volumes determinados, assim se tem uma noção exata do consumo diário da água.

Via: BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário