O Brasil está entre os 20
piores países do mundo nas áreas de matemática e ciências do Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) do ano passado. Isso significa
que menos de 50% dos alunos conseguiram um aprendizado mínimo esperado nas matérias.
Os resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira
(5/12) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O
Brasil pontuou 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Os exames
foram aplicados entre abril e maio de 2022, nas 27 unidades da Federação. A
média global é de 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências.
No ano anterior da aplicação
do exame, em 2018, o desempenho brasileiro foi de 384 pontos em matemática, 413
em leitura e 404 em ciências. “Os resultados médios de 2022 foram praticamente
os mesmos de 2018 em matemática, leitura e ciências. Os resultados do Pisa
têm-se mantido notavelmente estáveis durante um longo período: depois de
2009, nas três disciplinas, apenas foram observadas flutuações pequenas e, em
sua maioria, não significativas”, constata o relatório, sobre o desempenho dos
estudantes brasileiros.
A pandemia de Covid-19
resultou, entre outros fatores, no fechamento das escolas por um grande
período. Contudo, os dados referentes a este ano se assemelham ao período
pré-pandêmico, com a média brasileira tendo caído apenas 5 pontos em
matemática, 2,5 pontos em leitura e 0,6 em ciências.
Os resultados do desempenho
dos brasileiros no Pisa 2022 demonstram as desigualdades que já existem no
país, de acordo com a coordenadora do Observatório de Pesquisas em Educação e
Cultura da Fundação Itaú, Esmeralda Macana. “Os resultados colocam em evidência
as desigualdades estruturais já existentes no Brasil. E mesmo que não haja uma
correlação causal direta entre a aprendizagem e a desigualdade de renda no
mundo, observamos que o Brasil é um dos países com maior desigualdade de renda
e com baixa proficiência em matemática”, explica Macana.
Via: Metrópoles
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