segunda-feira, 23 de maio de 2022

REFLEXÃO: Por que devemos enfrentar desafios?

É claro que você não lembra, mas, talvez, o maior desafio de sua vida tenha sido competir com milhares de espermatozoides para penetrar o óvulo e garantir a sua sobrevivência. Hoje, você assimila e compreende que foi um grande campeão ou campeã.

Desde que nascemos, nos deparamos com constantes propostas de desafios diários. O berço esplêndido do útero e a via de mão única acaba quando entramos em contato com o mundo exterior. Dessa forma, precisamos nos esforçar para respirar, aprender a sugar e digerir o alimento que nos é fornecido. Sendo assim, se inicia um marco em nossa vida, que é a constante e interminável busca para manter a sobrevivência.

Teorias importantes ensinadas
Segundo Abraham Maslow, psicólogo de grande destaque no estudo relacionado às necessidades humanas, o homem é motivado de acordo com as suas necessidades, que se manifestam em graus de importância. Os desejos fisiológicos são os iniciais, chegando as intermináveis buscas de realização pessoal. Dessa forma, cada vontade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo, que o faz prosseguir e evoluir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica.

Então, baseado nessa teoria, não podemos estacionar nos rumos da vida. Já tenho mencionado: “O esforço para lidar com a dor do sofrimento é inúmeras vezes maior que o esforço para se desenvolver e obter novos resultados na vida. O primeiro é desgastante e o segundo é recompensador, gratificante e efetivo”. Sendo assim, o que ocorre, muitas vezes, é que nossos instintos “de morte”, segundo os conceitos de Freud, prevalecem sobre os instintos “de vida”. Nesse sentido, perdemos as forças e a motivação na busca contínua de realização e sobrevivência. Enfim, em alguns momentos da vida, passamos por emoções que oscilam entre uma e outra instância.

O que fazer quando se sentir em baixa?
Sempre podemos impulsionar nosso estado emocional, portanto, procure recursos que alimentem a sua instância motivacional. Eles podem ser: um livro com uma história inspiradora, um filme com mensagem de enfrentamento, sessões de meditação, atividades físicas que ajudam a estimular hormônios do prazer, amigos que o fazem bem, entre outras opções. Porém, se nenhuma dessas alternativas for suficiente, procure um profissional especializado para ajudá-lo. A psicoterapia é uma solução mais efetiva, possibilitando desenvolver e fortalecer os recursos do ego para o lado da autorrealização, desenvolvimento da autoestima e forças internas intensificadas para a vida.

Seja capaz de construir através de seu próprio esforço
Não podemos ser felizes se nossas forças internas possuem a motivação, mas as impedimos de fluir e serem libertadas. Então, está mais do que na hora de restabelecer essa busca, construindo a transcendência de si próprio e o enfrentamento de desafios. O significado mais latente de ser pessoa no mundo de pessoas é possuir uma função específica e desenvolvê-la, além de romper com as amarras que impedem o vasto e interminável mundo de realizações.

Afinal, se já com um tamanho microscópico enfrentamos milhões e nos permitimos ser privilegiados para chegar a esse mundo, por que deixamos nossa força para trás? Ela está dentro de você. Sendo assim, não tenha receio de mudar os profundos alicerces para o caminho da verdadeira felicidade. Esse é o segredo para a plena realização: enfrentar desafios através de seu autodesenvolvimento. Portanto, invista e isso é o que poderá fazer você crescer e alcançar o patamar do seu próprio topo.

Via: Telavita

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário