Ao mesmo tempo em que a disseminação rápida dos mais diversos acontecimentos tenha facilitado a ampliação de uma rede de conhecimento sobre todo o mundo, também no que diz respeito às culturas de inúmeros povos, alguns problemas surgiram disso. Além da disseminação de informações falsas ou da discussão sobre o que pode ser considerado fato e o que pode ser considerado opinião, a sobrecarga de informações — termo desenvolvido por Alvin Toffler, em 1970 — é um problema que tem afetado negativamente a população mundial.
A empresa de segurança cibernética, Kaspersky Lab, encomendou uma pesquisa que apontou a existência de outro problema, conhecido como Amnésia Digital. Essa consequência da sobrecarga de informações se manifesta quando uma pessoa esquece uma informação por imaginar que ela está armazenada em um dispositivo digital, podendo ser retomada posteriormente. Nem sempre é isso o que acontece. Por isso, o psiquiatra Mário Louzã, do Hospital das Clínicas de São Paulo, destaca a importância de filtrar as informações que recebemos para que o cérebro seja capaz de armazenar somente aquilo que for importante e que precisamos nos lembrar no futuro.
Outra forma de evitar a Síndrome de Fadiga por Informação é selecionar as fontes de informação antes de lê-las por completo: avaliar a confiabilidade do veículo e o ineditismo do tema já são meios de filtrar a quantidade de textos, vídeos ou imagens sobre determinado assunto.
Escrito por Eu Sem FronteirasCapa: Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário