sábado, 28 de agosto de 2021

ESPORTE: Potiguar Thalita Simplício conquista medalha de prata no atletismo na Paralimpíada de Tóquio; Brasil também faturou mais 4 medalhas de bronze

O Brasil teve um dia mais modesto na Paralimpíada de Tóquio na noite de sexta e madrugada e manhã de sábado. Depois de cinco ouros no dia anterior, o País conquistou cinco medalhas, sendo uma prata com a potiguar Thalita Simplício nos 400m da classe T11 (cegos) e mais quatro medalhas de bronze, outra no atletismo, um bronze no judô, mais um no tênis de mesa e outro na natação. Além disso, Bruna Alexandre garantiu final no tênis de mesa, Cláudia Sabino no remo e houveram estreias na bocha, com direito a jogo entre dois irmãos brasileiros.

A prata da potiguar Thalita Simplício nos 400m da classe T11 (cegos) foi conquistada em prova polêmica pela possível interferência do guia da vencedora, a chinesa Cuiqing Liu. O bronze de Julyana Cristina no lançamento de disco da classe F57 (cadeirantes com problemas na coluna ou amputados) veio logo depois, com a marca de 30,49m. Nos esportes coletivos, a seleção masculina de vôlei sentado estreou contra a China, e venceu por 3 sets a 1, enquanto a equipe feminina do goalball enfrentou a Turquia, bicampeã olímpica, e acabou derrotada.

O Brasil tem duas medalhas garantidas no esporte, mas falta saber a cor de uma delas. Bruna Alexandre (classe 10) venceu a chinesa Shiau Wen Tien por 3 sets a 1 e avançou para a final, que será na próxima segunda-feira, enquanto Cátia de Oliveira (classes 1-2) foi derrotada na semifinal pela sul-coreana Su Yeon Seo, mas como não há disputa de bronze na modalidade, conquistou a medalha. No tênis de mesa, as classes 1 a 5 são para cadeirantes e as classes de 6 a 10 para andantes, sendo que a classificação é feita com base na dificuldade motora dos atletas – quanto maior, menos a classe.

Assim como no Rio, Lúcia Araújo foi a primeira medalhista brasileira no esporte. Disputando a categoria 3 até 57kg, a brasileira conquistou o bronze ao derrotar a russa Natalia Ovchinnikova por ippon. Além dela, Harley Arruda competiu, mas foi derrotado na primeira luta da categoria até 81kg pelo britânico Daniel Powell.

O Brasil chegou à décima medalha na natação no revezamento 4x100m livre misto da classe s14 (atletas com deficiência intelectual). O quarteto formado por Gabriel Bandeira, Ana Karolina Soares, Debora Carneiro e Felipe Vila Real completou a prova em 3:51.23s, e ficou com o bronze devido à desclassificação do time do Comitê Paralímpico Russo.

Via: Estadão Conteúdo

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário