quinta-feira, 27 de agosto de 2020

MUNDO: Furacão Laura atinge a costa da Louisiana com ventos de 240 km/h


Cerca de 620 mil pessoas ficaram sob ordens de retirada obrigatória na Louisiana e no Texas, porque a tormenta tem potencial para inundações ‘catastróficas’. O olho do furacão Laura tocou o solo na madrugada desta quinta-feira (27) na costa do estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, com ventos máximos sustentados de até 240 km/h.

No momento em que alcançou a terra, ele era de categoria 4 (penúltima em escala que vai até 5), mas posteriormente foi reclassificado como 2, e os ventos perderam a potência e passaram a ter velocidade de 175 km/h .A ameaça de inundações catastróficas forçou centenas de milhares de pessoas a deixarem  suas casas na Louisiana e no estado vizinho Texas.
A tormenta atingiu a costa perto da cidade de Cameron desde 1h do horário local (3h de Brasília). O centro estava a 45 km ao sul-sudoeste de Lake Charles e se movia na direção norte a uma velocidade de 24 km/h.

“Tempestade catastrófica, ventos extremos e inundações repentinas estão acontecendo em partes da Louisiana”, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês). Com a chegada do furacão, os principais centros de refino de petróleo de Lake Charles, de Beaumont e de Port Arthur, estão na rota de risco e já deixaram de funcionar.

Medidas de proteção
Várias medidas de proteção foram tomadas pela administração da Louisiana, estado que foi devastado causada em 2005 pelo Katrina, furacão de categoria 5 – a máxima. Nova Orleans ficou com 80% de seu território inundado. Mais de 1000 pessoas morreram. Para se proteger contra o furacão, os edifícios de arquitetura do histórico Bairro Francês foram protegidos com chapas de madeira e sacos de areia foram empilhados diante de portas e janelas.

Cerca de 620 mil pessoas receberam ordens de retirada obrigatória na Louisiana e no Texas. As autoridades da Louisiana estão alertando aqueles que se recusaram a deixar as zonas obrigatórias antes da chegada do furacão que os esforços de resgate não começarão até que a tempestade passe e seja seguro fazer isso.

“Por favor, deixe sua casa. Se você decidir ficar e não pudermos chegar até você, escreva seu nome, endereço, número do seguro social e de familiares e coloque um saco plástico em seu bolso, rezando para que nada aconteça”, afirmou o comunicado divulgado pelo xerife de Vermilion Parish.

O governador do Texas, Greg Abbott, disse que a Guarda Nacional de seu estado estava preparada com veículos para água e helicópteros de resgate, enquanto o governador da Louisiana, John Bel Edwards, declarou que toda a Guarda Nacional do Estado foi ativada pela primeira vez desde 2012.

O presidente Donald Trump pediu aos moradores das áreas afetadas que “ouçam as autoridades locais”. “Laura é um furacão muito perigoso e está se intensificando rapidamente. Meu governo continua colaborando totalmente com os gestores de emergência estaduais e locais”, publicou Trump no Twitter.

Tempestade
Ainda como uma tempestade, Laura provocou em Cuba chuvas fortes e alguns danos. No fim de semana, porém, sua passagem provocou a morte de pelo menos 24 pessoas no Haiti e na República Dominicana. Após deixar Cuba, a tempestade ganhou força no Golfo do México e se tornou um furacão antes de chegar à costa dos Estados Unidos.

A temporada de tempestades no Atlântico, que vai até novembro, deve ser uma das mais severas. O NHC prevê até 25 fenômenos, e Laura é o 12º até o momento.

Via:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário