sexta-feira, 27 de abril de 2018

POLÍTICA: Temer se reúne com presidente do Chile, Sebastián Piñera, no Palácio do Planalto


O presidente Michel Temer recebeu o presidente do Chile, Sebastian Piñera, para uma reunião no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (27).


Por se tratar de uma visita de Estado, Piñera passou as tropas em revista e subiu a rampa do Palácio. Houve a execução dos hinos de Brasil e Chile, e os dois presidentes seguiram para o encontro, acompanhados de ministros. Após a reunião, há previsão de uma cerimônia de assinatura de atos e uma declaração conjunta dos presidentes à imprensa.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Brasil e Chile firmarão um protocolo sobre serviços financeiros e um acordo de compras públicas. Em um acordo de compras, por exemplo, as empresas dos países envolvidos participem de licitações públicas nas mesmas condições. À tarde, Piñera terá encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

O Brasil é o principal destino dos investimentos chilenos no exterior e o principal parceiro comercial do Chile na América do Sul, segundo o MRE. Em 2017, o intercâmbio comercial entre os países chegou a US$ 8,5 bilhões, alta de 22% em relação ao mesmo período de 2016. Concluídos os compromissos no Planalto, Temer e Piñera almoçam juntos no Palácio Itamaraty, sede do MRE.

Primeira viagem
Piñera faz sua primeira viagem internacional desde que tomou posse no segundo mandato como presidente do Chile. Antes do Brasil, ele passou pela Argentina, onde se reuniu com o presidente Mauricio Macri. Político conservador e empresário, Piñera governou o país de 2010 a 2014 e retornou ao poder em março passado, ao final do segundo mandato de M
ichelle Bachelet.

Via: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário