sábado, 29 de julho de 2017

ECONOMIA: Dinheiro em circulação cresce 10% em uma semana na Venezuela, maior alta em 25 anos


Em um sinal de aprofundamento da inflação na Venezuela, tomada por uma enorme crise, a oferta de dinheiro no país saltou 10% em apenas uma semana neste mês, a maior alta semanal em 25 anos. A Venezuela tem enfrentado uma forte crise econômica, com milhões sofrendo devido à falta de alimentos, salários mensais que valem apenas alguns dólares norte-americanos e uma inflação em disparada, embora não estejam disponíveis dados oficiais.

O banco central do país disse na noite de sexta-feira (28) que o montante total de moeda local em circulação, conhecido como M2 entre os economistas, somou 27,3 trilhões de bolívares até 21 de julho, alta de 9,66% ante a semana anterior. Em outubro de 1992, foi registrada uma alta de 10,84% em uma semana.

O exponencial crescimento do M2, que representa a soma de dinheiro em circulação, além de poupanças e outros depósitos, significa uma alta exponencial também no total de moeda corrente no país. A oferta de dinheiro da Venezuela teve alta de 384% no ano passado. Em comparação, os EUA tiveram alta de 5,5% no mesmo período. Uma queda na produção de bens e serviços da Venezuela acelerou a inflação.

Embora o M2 seja visto como um obscuro indicador técnico, o dado é rotineiramente publicado por jornais na Venezuela, que já teve sua economia fortemente dependente do petróleo perseguida pela inflação no passado. Os venezuelanos são forçados a carregar grandes pacotes de dinheiro para fazer compras básicas-- isso quando eles conseguem comprar algo, dadas as disparadas semanais nos preços de diversos bens.

Nesta semana a Venezuela registrou também uma alta na taxa de câmbio do mercado negro, para 10 mil bolívares por dólar. Quando o presidente Nicolás Maduro chegou ao poder, em abril de 2013, a taxa era de 24 bolívares por dólar. O presidente Maduro tem dito que enfrenta uma "guerra econômica" liderada pela oposição e por Washington. O último ano em que houve publicação de dado oficial da inflação na Venezuela pelo banco central foi 2015, quando os preços ao consumidor subiram 181%.

 Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário