A 12ª Mostra de Cinema de São
Miguel do Gostoso teve início nesta quinta-feira 20, após ser oficialmente
reconhecida por lei como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Rio
Grande do Norte. A abertura ocorreu na Praia do Maceió, onde a governadora
Fátima Bezerra afirmou que “a cultura tem lugar de honra, respeito e
investimento” ao celebrar o início da programação ao lado da organização do
evento e da comunidade.
Homenageada por apoiar a
mostra desde sua primeira edição, a governadora afirmou que o evento representa
o compromisso do Estado com políticas culturais acessíveis. “A arte tem o poder
de democratizar espaços, formar pessoas e iluminar caminhos. Reconhecer e
apoiar iniciativas como a Mostra de Gostoso é reafirmar o nosso compromisso com
um RN mais justo e diverso”, disse.
A edição reúne programação gratuita entre 20 e 24 de novembro, com exibições ao ar livre, debates, cursos, seminários, sessões especiais e títulos potiguares e nacionais. O Governo do RN apoia o evento por meio da Emprotur, Idema e Programa Cultural Câmara Cascudo. Os diretores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld afirmaram que uma novidade desta edição é a criação da Mostra Potiguar, voltada à produção audiovisual do Rio Grande do Norte. A mostra registrou 87 filmes inscritos em 2025. Eugenio afirmou que a nova seção está vinculada ao fortalecimento do audiovisual no estado.
“Agora é diferente, temos de
fato uma produção consistente, que sustenta uma mostra própria. Esse salto tem
relação direta com o processo de organização institucional que o estado viveu
nos últimos anos (…). Hoje existe um ecossistema real de apoio ao audiovisual
potiguar, e o resultado está aqui: o cinema potiguar está vivo, pulsante. Viva!
Muito!”, declarou.
O prefeito de São Miguel do Gostoso, Leonardo Teixeira, conhecido como Léo de Doquinha, celebrou a realização do evento. “Agradeço por todo o apoio que vem sendo dado nesses anos, colocando São Miguel do Gostoso sempre para frente e levando a cultura da nossa cidade para o Brasil. Viva o cinema brasileiro!”, afirmou.
A secretária estadual de Cultura, Mary Land Brito, afirmou que o reconhecimento legal fortalece a importância do evento. “A Mostra de Gostoso é uma plataforma potente de acesso à cultura, formação de público e projeção do audiovisual potiguar. Torná-la patrimônio significa proteger um bem vivo, que pertence ao povo do Rio Grande do Norte”, disse.
O diretor-presidente da Fundação José Augusto, Gilson Matias, afirmou que a mostra se tornou referência nacional. “Exibir filmes gratuitamente, à beira-mar, rompe barreiras e amplia o alcance da produção brasileira”, declarou. O diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, disse que o evento fortalece economia e turismo. “A Mostra movimenta a economia local, fortalece o destino Rio Grande do Norte e mostra como eventos culturais são motores reais de desenvolvimento”, afirmou.
Para a secretária de Estado do Turismo, Marina Marinho, a mostra é “uma celebração da criatividade, da identidade potiguar e da força do audiovisual brasileiro”. Segundo ela, o evento movimenta a cidade, fortalece a economia local e gera oportunidades para profissionais do setor. A abertura contou com a presença do ator Matheus Nachtergaele e da atriz potiguar Tânia Maria, que integra o elenco do filme “O Agente Secreto”.
A estrutura instalada na Praia do Maceió conta com tela de 12m x 6,5m, projeção 4K, som 7.1 e 700 espreguiçadeiras. A programação inclui Mostra Competitiva, Mostra Panorama, Mostra Potiguar e sessões especiais, entre elas a de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, no sábado (22), às 22h30. Além das exibições, debates, painéis temáticos e seminários ocorrem diariamente. Moradores participam das atividades, e o evento atrai visitantes de várias regiões, movimentando o comércio local e fortalecendo a economia criativa do município.
A mostra segue até 24 de novembro e encerra com o filme “Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário