quinta-feira, 17 de julho de 2025

ESPORTE: Brasileirão já tem 12 técnicos demitidos; tempo médio no cargo é de só 9 meses

Após 13 rodadas disputadas pela maior parte dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro até aqui, 12 técnicos já perderam seus cargos por resultados aquém do esperado em campo, provocando uma queda no tempo médio de permanência dos treinadores à frente das equipes.

A demissão mais recente foi a do argentino Juan Pablo Vojvoda, que deixou, na noite de segunda-feira 14, o Fortaleza. Anunciado em 4 de maio de 2021, Vojvoda é considerado o maior técnico da história do clube, tendo conquistado três edições do Campeonato Cearense e duas da Copa do Nordeste, mas não resistiu a uma sequência negativa de nove partidas sem vitória, com sete derrotas.

Ele era o segundo técnico mais longevo dos 20 da Série A, tendo completado 1.532 dias à frente do Leão do Pici. O português Abel Ferreira, por sua vez, é o técnico há mais tempo no cargo na elite do futebol brasileiro. Ele foi anunciado no Palmeiras no já longínquo 30 de outubro de 2020.

O segundo mais longevo passa a ser agora Rogério Ceni, no Bahia há 675 dias, com a conquista do Baiano de 2025, além da presença nas semifinais da Copa do Nordeste, contra o Ceará, batendo o Fortaleza nas quartas. O ex-goleiro é seguido por Leo Condé, anunciado em julho de 2024 pelo Ceará, conseguindo o acesso do time à Série A, e por Roger Machado, que chegou ao Internacional há 362 dias e pôs fim a uma série de sete títulos estaduais consecutivos do rival Grêmio, com a conquista do gaúcho de 2025 pelo colorado.

Com a queda de Vojvoda, a média de permanência dos treinadores no Brasileirão sofreu uma queda de cerca de 20,2%, passando de 345 para 275 dias, aproximadamente. A média acaba sendo puxada para baixo pelos 12 técnicos que assumiram seus cargos ao longo de 2025.

Apenas de junho até agora, foram quatro novos treinadores. Somente nove equipes —Atlético Mineiro, Bahia, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Mirassol, Palmeiras e Red Bull Bragantino— ainda não promoveram trocas de técnico no Brasileirão 2025.

Via: Agora RN 

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário