domingo, 26 de julho de 2020

REGIÃO: Rio Grade do Note é um dos 5 estados que apresentam tendência de queda de mortes provocadas pela covid-19


De 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, apenas cinco apresentam tendência de queda para mortes provocadas pela Covid-19. Alagoas, Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte demonstram diminuição superior a 15% em suas médias móveis quando comparadas com o cálculo de duas semanas atrás.

A “média móvel de 7 dias” faz um cálculo entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de 13 dias atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado, por exemplo, pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão. Nesta sexta-feira, o Brasil apresentou média móvel de 1.065 mortes. Apesar de permanecer com tendência estável, o país estacionou em uma média alta de óbitos, o que preocupa os especialistas.

O Brasil ainda tem nove estados com tendência de alta para mortes e 13 em estabilidade. Estão em alta: Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Demonstram estabilidade: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. As informações são coletadas diretamente com as secretariais estaduais de saúde.

Via: Agora/RN
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário