terça-feira, 2 de junho de 2020

EDUCAÇÃO: Ufrn oferta ensino remoto para estudantes durante a pandemia da Covid-19; Participação no projeto de estudo não é obrigatório


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai oferecer atividades remotas aos estudantes. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (1ª) e vale para a graduação, da pós-graduação e do ensino básico, técnico e tecnológico.

O projeto piloto de estudo à distância ocorrerá de forma não obrigatória, ou seja, de maneira facultativa para alunos e professores. Quem optar por não cursar não terá perdas, ainda segundo a instituição de ensino. A universidade federal informou que também disponibilizará um auxílio de R$ 150 para estudantes de baixa renda que quiserem aderir às atividades e não tiverem como arcar com os custos. A UFRN alega que, diante do atual contexto da pandemia de Covid-19, como não há previsão de retomada das atividades acadêmicas presenciais, deu início ao planejamento de ações para curto, médio e longo prazo. O estudo remoto atende à parte dos planos a curto prazo.

Para a pós-graduação, os programas, residências e cursos de especialização ficaram autorizados a ministrar aulas remotas, mediante plano de atividades aprovado pelo Colegiado do Curso, em concordância com o diretor do Centro ou da Unidade Acadêmica Especializada, e com a Comissão de Pós-Graduação da UFRN. De forma facultativa, o docente utilizará a Turma Virtual do sistema oficial da universidade, além de outras plataformas virtuais para mediação das atividades.

Já na graduação, ficou instituído pela UFRN o “Período Letivo Suplementar Excepcional (2020.3)”, que consiste na oferta de componentes curriculares e outras atividades acadêmicas, em formato remoto e facultativo, para docentes e estudantes com status “ativo” ou “formando”. Os professores poderão utilizar a Turma Virtual do sistema oficial da universidade ou outras plataformas virtuais , já os discentes poderão cursar até 180 horas, em componentes curriculares do tipo disciplina, módulo ou bloco.

Para os cursos de graduação da educação a distância, de acordo com a UFRN, ficou preservada a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Mandacaru Acadêmico, sem adesão ao formato remoto. Contudo, assim como para os cursos da modalidade presencial, o calendário 2020. 1 continua suspenso. Para participar das atividades remotas, as matrículas serão realizadas pelos alunos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Ensino básico, técnico e tecnológico
As unidades da UFRN que desenvolvem Educação Básica, Técnica e Tecnológica foram autorizadas a ofertar, de forma remota e em caráter excepcional, componentes curriculares e outras atividades acadêmicas. A oferta deverá ser apresentada por meio de plano de atividades acadêmicas excepcionais e aprovado pelo colegiado do curso ou instância deliberativa correspondente.

Via: G1RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário