domingo, 7 de junho de 2020

EDUCAÇAO: Em Natal, projeto escolar trabalha saúde emocional das famílias durante quarentena

As mudanças de rotina e de comportamento trazidas com as adaptações impostas pela pandemia da Covid-19 são desafios enfrentados tanto por adultos como por crianças e adolescentes. Além dos impactos provocados pela doença na população, a saúde emocional também merece atenção porque muitas pessoas estão convivendo com dificuldades nesse momento, seja pelo medo e pelas incertezas provocados pelo novo coronavírus, seja por questões sociais neste período de isolamento.

No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, diversas iniciativas são trabalhadas ao longo do ano, como os projetos "Gentileza gera Gentileza" e "Mais amor pela Vida", que destacam a gestão das emoções e o apoio às famílias. Seguindo esta linha de ações realizadas, foi criado o "Emoções em Foco". "Nossa proposta busca diminuir esse impacto vivido na pandemia, tanto pelos alunos, como pelos pais e responsáveis", comentou a psicóloga Sheila Salustino.

O projeto trabalha com atendimento on-line e permanente às famílias que buscam a escola por meio do aplicativo, além de lives, vídeos e mensagens enviadas aos pais e alunos, como forma de suprir esta necessidade de um apoio socioemocional na quarentena. "Diante do que fomos acolhendo, das demandas que nos foram chegando, fomos sentindo a necessidade de abrir um espaço de partilha e de orientações, em que a gente pudesse chegar e alcançar o maior número de famílias possíveis", conta a psicóloga Magali Cabral.

A professora Marília Bandeira, da Escola da Inteligência, projeto de Educação Socioemocional adotado pelo Neves, deu início às lives do projeto abordando o tema "Equilíbrio Emocional". "É muito gratificante poder participar desse momento que ficará marcado em nossas vidas de uma forma única. Estamos buscando apoiar as famílias e também reforçar as mensagens que compartilhamos ao longo do ano, semeando empatia, diálogo e apoio mútuo. É muito amor envolvido", explicou Marília.

"Estamos precisando oferecer e receber apoio nesse momento e esperamos que as famílias colham os frutos de uma vivência mais tranquila junto aos filhos, em um momento de tantas incertezas, mas que também pode nos trazer grandes aprendizados", finaliza a diretora do colégio, Irmã Marli Araújo.

Via:  G1 RN
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário