quarta-feira, 11 de setembro de 2019

ESPORTE: Neymar entra, Vinícius Jr. estreia e seleção brasileira perde para Peru


No reencontro entre a seleção brasileira e o Peru depois da final da Copa América, o desfecho foi melhor para os peruanos, que venceram por 1 a 0.

Foi apenas a terceira derrota de Tite como técnico (antes, perdeu para a Argentina em amistoso e para a Bélgica, na Copa do Mundo) e o segundo tropeço seguido de seu time, que empatou com a Colômbia na última sexta-feira (6). Se o Brasil levou a melhor na partida do Maracanã por 3 a 1 sem precisar de Neymar, na madrugada desta quarta-feira (12), nos Estados Unidos, nem Neymar, nem Vinícius Jr., 19, foram capazes de evitar o revés. O gol foi marcado pelo zagueiro Abram, de cabeça, na segunda etapa.

Buscando se firmar tanto no Real Madrid quanto no time de Tite, após uma lesão sofrida em março, o atacante de 19 anos foi convocado pela primeira vez para seleção e fez sua estreia entrando na segunda etapa. A postura de Tite tem sido cautelosa quanto a Vinícius. Preferiu não o chamar para a Copa América mesmo após o corte de Neymar (escolheu William, do Chelsea).

“Às vezes a gente superestima a capacidade de maturidade de um atleta que ontem estava na base do Flamengo e agora está no Real Madrid. Tem que ter cuidado. Sei que ele está amadurecendo, mas ainda é cedo”, explicou o treinador antes da partida sobre a expectativa para escalar seu camisa 19. Talvez por isso, ainda não optou por colocá-lo no time titular, mesmo com Neymar começando no banco.

À exemplo do que aconteceu no início do torneio continental, David Neres recebeu a chance de ocupar a vaga do camisa 10 em campo no amistoso contra os peruanos. Foi o responsável pela primeira boa chance do Brasil na partida, aos 19 minutos de jogo, quando driblou o goleiro Gallese, mas foi travado por Advíncula na hora de finalizar.

Já Everton, que ganhou a vaga de Neres e foi decisivo na campanha do título americano, sequer foi convocado uma vez que seu time, o Grêmio, disputa a fase de mata-mata da Copa Libertadores. Além da saída de Neymar, o técnico Tite trocou mais três peças com relação ao time titular que empatou em 2 a 2 contra a Colômbia na última sexta-feira (6). Entraram o zagueiro Éder Militão, o lateral Fagner e o volante Allan.

Os quatro estavam no elenco da Copa América, mas só Militão e Allan jogaram a final (entraram na segunda etapa). Fagner e o goleiro Ederson foram os únicos do time desta terça que não enfrentaram o Peru em julho.


A partida desta quarta começou bastante disputada, com a equipe peruana melhor, encaixando boa marcação alta contra a equipe brasileira. Quando não roubavam a bola, faziam falta para parar o lance. As primeiras boas chances do jogo foram do Peru.

O Brasil chegou com perigo apenas aos 19, no lance em que Neres foi travado e desarmado por Advíncula. Só cinco minutos depois é que a seleção chutou pela primeira vez, com Richarlison, em bola que passou à direita do gol. Ele, inclusive, foi o único a ameaçar a meta adversária em mais duas tentativas na primeira etapa.

Neres e Casemiro protagonizaram um lance forte no primeiro tempo, em bola no alto na qual os dois saltaram para afastar e acabaram chocando cabeças. Os dois ficaram caídos no gramado, o volante com sangramento. No segundo tempo, Tite esperou até os 17 minutos para mudar e fez três alterações, colocando Neymar, Lucas Paquetá e Fabinho e tirando Roberto Firmino, David Neres e Casemiro.

Nos dois lances que sucederam a entrada do camisa 10, o Brasil levou perigo, com Lucas Paquetá e Richarlison. Quase aos 30 minutos, Vinícius Jr entrou no lugar de Richarlison.
Quando tirou Phillipe Coutinho para colocar Bruno Henrique e lançar o time ao ataque, a equipe de Tite sofreu o gol do Peru. Os próximos compromissos da seleção brasileira são os amistosos contra Inglaterra e Polônia, no começo de outubro deste ano.

Via: FOLHAPRESS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário