sábado, 21 de setembro de 2019

BRASIL: Refugiados venezuelanos pedem dinheiro nas ruas de Natal e procuram emprego


Sem moradia, com dificuldades para comer e refugiados do seu país de origem, em crise humanitária, venezuelanos desembarcaram em Natal nos últimos dias buscando uma nova chance para mudar de vida. Parados em semáforos e nos principais corredores da capital, cerca de 15 deles carregam cartazes com dizeres semelhantes: “sou da Venezuela. Preciso de ajuda. Deus nos abençoe”.

A reportagem encontrou pelo menos três grupos em situações semelhantes: um homem na avenida Coronel Joaquim Manoel, em frente a Praça das Flores, duas famílias na Hermes da Fonseca, nas proximidades da Escola Doméstica, e uma dupla na Engenheiro Roberto Freire, em frente a Feirinha de Ponta Negra. O que notou-se em comum, entre os ouvidos pela TN, é que todos nasceram e advém de Tuculpita, no estado Delta Amacuro, a 730 km de Caracas.

O discurso é parecido e retrata um pouco do que vive o país que em uma disputa pelo poder entre Nicolás Maduro e Juan Guaidó:  falta de comida e remédios, ausência de energia elétrica, alta inflação e uma situação insustentável para permanecer no país de origem.

Nas ruas, muitos natalenses abriam as janelas e entregavam moedas e notas. Com uma das famílias, foi possível ver duas cestas básicas, que teriam sido doadas por natalenses. “Pessoal está ajudando. Há muitas pessoas boas em Natal”, disse Santo Toba, de 47 anos, o primeiro venezuelano abordado pela reportagem.

Vindo de Fortaleza, após passar por Belém, Manaus, e pelo estado Maranhão, ele é um dos refugiados que está em Natal à procura de novas condições de vida. Segundo Santo, ele já tem CPF, após a primeira triagem que fez ao entrar no país, via Pacaraima, principal ponto de entrada dos venezuelanos em Roraima, na fronteira com a Venezuela. “Estou à procura de qualquer trabalho, posso fazer qualquer coisa”, diz.

Para continuar lendo é só clicar aqui: 

Via: Tribuna do norte
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário