A equipe de automação naval e
submarina Nautilus, formada em sua maioria por alunos de engenharia da Escola
Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli-UFRJ), viaja no
próximo dia 23 para os Estados Unidos, onde vai representar o Brasil na Robosub
2019.
O campeonato internacional de
Veículos Submarinos Autônomos (AUVs, do nome em inglês) será realizado entre os
dias 29 de julho e 4 de agosto, na cidade de San Diego, Califórnia. Esta é a
terceira vez que o evento receberá a equipe da UFRJ, que é também o único grupo
da América Latina a participar do certame. O professor do curso de
Engenharia de Automação e Controle da Escola Politécnica, também coordenador da
equipe, Cláudio Miceli, disse à Agência Brasil que, no ano passado, a equipe
ficou entre as 20 melhores da competição. “A gente tem todas as condições de
repetir o desempenho do ano passado em termos de projeto e do robô mesmo e até
buscar um resultado melhor”.
O objetivo da equipe Nautilus
este ano é ficar entre as 15 melhores, repetir o resultado de melhor equipe da
América Latina e buscar algum prêmio adicional, seja em termos de projeto ou
apresentação. Miceli admitiu que é um desafio muito grande, porque o orçamento,
frente aos concorrentes, é muito limitado
.
Apoio
Atualmente,
a equipe não tem apoio financeiro, mas apenas suporte de peças e recursos
computacionais, cedidos por empresas. A maior parte do apoio vem da Escola
Politécnica; da Marinha, que cede o espaço para a realização de testes do robô;
e dos próprios alunos que economizam para poder participar do evento. “Nossa
luta é buscar patrocínio”, disse Miceli, que já está conversando com algumas
empresas potenciais para financiar a iniciativa.
Somente os gastos com as
inscrições na Robosub 2019, passagens, alimentação e hospedagem dos integrantes
da Nautilus, além do pagamento de sobrepeso nos aeroportos devido ao tamanho do
robô, chegam a R$ 80 mil. Miceli acrescentou que para manter o projeto ao longo
do ano, incluindo compra de materiais, são necessários R$ 200 mil. O montante é
inferior ao orçamento disponibilizado por algumas equipes estrangeiras, que
atingem até US$ 200 mil.Visando a participação em
2020, a Nautilus está adotando uma estratégia mais cautelosa este ano, para
melhorar o que já foi conquistado e, no ano que vem, tentar uma estratégia mais
inovadora e robusta, ressaltou o professor.
Incentivo
O
capitão da equipe Nautilus, Henrique Ferreira Júnior, aluno do 7º período de
Engenharia de Controle e Automação da Poli-UFRJ, ressaltou que a Robosub é a
maior competição de AUVs do mundo, e destina-se a incentivar o interesse de
estudantes de engenharia no campo dos AUVs. Da equipe completa participam 40
estudantes de ambos os sexos de vários cursos da UFRJ, além de engenharia, mas
apenas nove viajarão para os Estados Unidos, incluindo uma estudante. Nos primeiros cinco dias da
competição, ocorrem as etapas classificatórias e, no sábado (3), as semifinais.
No domingo (4), dia de encerramento do concurso, acontece a grande final. No
ano passado, a equipe vencedora recebeu prêmio no valor de US$ 7 mil
.
A competição reuniu, em 2018,
50 equipes de 10 países. Este ano, foram efetivadas quase 60 inscrições. As
provas apresentam desafios como lançamento de torpedos e manipulação física de
objetos, que exigem que as partes mecânica, eletrônica e computacional do robô
estejam funcionando em perfeita harmonia. Na disputa de 2018, a Nautilus
teve um problema com o Departamento de Segurança dos Estados Unidos devido ao
tamanho do robô. Este ano, os estudantes vão levar as peças do robô separadas,
que serão montadas no local da competição.
Aplicações
Segundo o capitão da equipe
Nautilus, que se forma engenheiro no final de 2020, são muitas as aplicações
que um veículo submarino autônomo (AUV) pode ter na indústria, desde a área
militar de desarmamento de minas submarinas, até a indústria de petróleo, para
inspeção de dutos submarinos. “O AUV traz um ganho enorme”, afirmou. Os
estudantes estudam a criação, depois de formados, de alguma empresa para
desenvolvimento de projetos de AUVs.
Agencia Brasil
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