quinta-feira, 27 de junho de 2019

MUNDO: Coalizão liderada pelos EUA matou 1.319 civis em ataques contra o EI


A coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria informou que matou 1.319 civis em ataques desde 2014. O número é menor do que o estimado por grupos que monitoraram o conflito nos dois países.

"A coalizão realizou 34.514 ataques entre agosto de 2014 e o final de maio de 2019", afirmou em um comunicado. Outros 159 relatos de mortes de civis são analisados. A Airwars, uma ONG que monitora o impacto sobre civis das guerras em todo o mundo, estima que mais de 8.000 pessoas tenham morrido em ataques da coalizão.

Em um relatório divulgado no final de abril, a Anistia Internacional e Airwars indicaram que os ataques aéreos e de artilharia da coalizão mataram mais de 1.600 civis apenas nos quatro meses de bombardeio para expulsar o EI da cidade síria de Raqa. Os jihadistas do EI ocuparam grandes áreas do Iraque e da Síria em 2014, declarando um "califado" no território sob seu controle.

"A coalizão continuará a trabalhar com as forças aliadas para negar ao EI qualquer espaço físico e influência na região", declarou a coalizão em seu comunicado.

Por France Presse
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário