domingo, 16 de junho de 2019

ECONOMIA: Fazendas históricas no Rio voltam a produzir café e turismo aumenta


Um projeto no sul do Rio de Janeiro está incentivando fazendas históricas a retomar a produção de café. As propriedades ficam na região conhecida como "Mar dos Morros'" que chegou a produzir 80% de todo o café do mundo no passado. Com um investimento inicial de R$ 20 mil, as propriedades que estavam trabalhando somente com o turismo, começam também a explorar o plantio do café.

Leda Maria Barreto, analista do Sebrae, explica que o objetivo inicial é levar os visitantes a conhecer todo o ciclo de produção do café e, no final, apreciar a bebida extraída do cafezal que visitaram. O dinheiro foi usado para comprar mudas, fazer análises e adubação do solo, além de instalar o sistema de irrigação por gotejamento. A proposta é, a princípio, produzir apenas o suficiente para o consumo dos visitantes.

Cinco fazendas fazem parte do roteiro e outras 10 têm o interesse de participar. Os cafezais plantados há dois anos estão dando a primeiras safra. Dona da Fazenda Aliança, em Barra do Piraí, Josefina Durini foi uma das primeiras a abraçar o projeto dos novos cafezais e está contente com o resultado. Ela diz que muitos grupos de turistas, dentre eles europeus, começaram a buscar informações sobre as visitações à fazenda.

Como estavam focadas no turismo, as propriedades estão se adaptando à produção. A Fazenda União, em Rio das Flores, transformou uma quadra de tênis em terreiro para a secagem dos grãos. O dono da propriedade, Mario Vasconcellos, afirma que a procura por hospedagem aumentou em torno de 20%. Em dois hectares, foram plantadas nove mil mudas do catuaí, uma das variedades mais apreciadas nos cafés de seleção especial.

Via: Globo
PUBLICIDADE:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário