segunda-feira, 10 de setembro de 2018

SAÚDE: Projeto reduz ocorrências de infecção hospitalar no Onofre Lopes, em Natal


O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado no bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal, reduziu em 53% os casos de infecção hospitalar relacionada a problemas pulmonares em apenas seis meses. A diminuição se deve ao projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala”, que é promovido pelo Ministério da Saúde em 119 hospitais de todo o Brasil.

O projeto tem o objetivo reduzir três tipos de infecção nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI): na corrente sanguínea, no trato urinário e a pneumonia associada à ventilação mecânica.

O Hospital Onofre Lopes está no projeto há seis meses. Neste período, também foi registrada uma redução de 32% no número dos casos de infecção de corrente sanguínea. Ainda não houve uma diminuição de infecção urinária. Atualmente, o índice é de 4 casos por grupo de mil pacientes por dia.

A coordenadora de cuidados intensivos da HUOL, Eliane Pereira, aponta que, em relação aos de casos de ventilação mecânica, a redução está acima da média nacional. “No Brasil, a média varia de 9,8 a 13,4 casos por mil pacientes por dia”. O projeto do Ministério da Saúde conseguiu uma redução de 23% nas ocorrências de infecção hospitalar nas unidades e tem como meta chegar à queda de 50% até 2020.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário