quarta-feira, 20 de junho de 2018

REGIÃO: Com noivo cadeirante e 87 mulheres, quadrilha junina celebra diferenças no interior potiguar


Com o tema "Respeito às Diferenças", a quadrilha junina "Arraiá das Marias", no município de Santa Cruz, na região Trairi potiguar, resgata a tradição do São João com o personagem do noivo sendo representado por um cadeirante. Ele é o único homem em um grupo de 87 mulheres que se apresentam dançando nos festejos pelo interior do estado.

Essa é a primeira vez que Gabriel Santos, de 17 anos, se apresenta em uma performance de dança. Para ele, que é cadeirante de nascença, a experiência está sendo muito emocionante.

"Fiquei orgulhoso em fazer parte de uma quadrilha junina. Especialmente por eu ser cadeirante e poder ser o noivo e casar com uma pessoa diferente de mim, que não é cadeirante", relata o jovem, que embala no ritmo do forró no vídeo acima.

No estilo matuto, o "Arraiá das Marias" nasceu há seis anos com o objetivo de valorizar as mulheres da região e estimular a prática de atividades físicas. Diretor geral da quadrilha, Bruno Maia conta a importância do tema apresentando neste ano.

"Nossa mensagem é a inclusão das diferenças em nossa sociedade. Seja ela por questão física, de gênero, financeira, cor ou religião", diz Bruno, que conta ainda que o branco da parte superior do figurino da quadrilha representa as semelhanças entre as pessoas. Já o colorido da parte inferior, as diferenças.

No segundo ano no "Arraiá das Marias", Anicleia Cristina Oliveira se diz realizada em fazer parte da quadrilha. Para ela, desde os ensaios em uma quadra do município até as apresentações, que começaram na última sexta-feira (15), o clima entre os componentes do grupo é de alegria e união.

A próxima apresentação da quadrilha será nesta sexta (22), na festa junina do bairro Paraíso, também em Santa Cruz.

G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário