domingo, 24 de junho de 2018

MUNDO: Erdogan é reeleito presidente da Turquia



Recep Tayyip Erdogan, que está há 15 anos no poder, foi reeleito presidente na Turquia na eleição presidencial deste domingo (24), de acordo com porta-vozes do governo. Ele ficará mais cinco anos no poder.

A apuração ainda está em andamento. Com 97% dos votos contados na eleição presidencial, Erdogan tinha 52,6% dos votos, de acordo com a agência oficial turca Anadolu.

Pouco depois da vitória, Erdogan, o líder mais popular da história recente da Turquia, declarou que "não há como voltar atrás em relação aos avanços que ele e o partido conquistaram para a economia nos últimos anos".

"É hora de focar no futuro do nosso país, deixando de lado as tensões do período de eleições" , disse em pronunciamento.

Mais poderes
O resultado das eleições é especialmente importante para a Turquia, já que o vencedor tem agora poderes reforçados após o referendo de abril de 2017 convocado pelo próprio após o fracassado golpe de julho de 2016.

Neste novo sistema, ainda não plenamente em vigor, desaparecerá a figura do primeiro-ministro e o presidente concentrará todo o poder em suas mãos, sem o controle apenas do parlamento.
Desta vez, o presidente turco enfrentou na breve campanha eleitoral uma união inesperada dos partidos de oposição e um concorrente, Muharrem Ince, capaz de desafiá-lo.

Portal G1

Recep Tayyip Erdogan

Nenhum comentário:

Postar um comentário