quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

POLÍTICA: Câmara de Vereadores de Parazinho/RN abre período legislativo, e Prefeita Rita de Luzier faz leitura de sua mensagem anual

Prefeita Rita de Luzier proferindo mensagem anual. Fotos: Igor Henrique // Blog Parazinho na Mídia. 

Câmara de Vereadores de Parazinho (RN) realizou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, às 18 horas, no plenário Vereador Geraldo Garcia Gomes, sessão de abertura do segundo período legislativo do ano de 2018, conforme previsto no Regimento Interno. A cerimônia marca o início dos trabalhos ordinários da Câmara Municipal com a leitura da mensagem anual da chefe do Poder Executivo. A Prefeita Rita de Luzier compareceu a sessão, fez a leitura da referida mensagem e abril oficialmente os trabalhos da Casa Legislativa.

Ao chegar a Câmara Municipal para proferir sua mensagem, Rita de Luzier se deparou logo de cara com uma manifestação organizada pelos agentes de saúde e endemias que cobram o pagamento da gratificação anual enviada pelo governo federal. A manifestação contou com o apoio do Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde – Sintase/RN.

Usando a tribuna livre, a Prefeita Rita de Luzier abordou os mais diversos setores de sua administração usando ótimos termos, lindas palavras e incoerentes realidades. Apesar do contraditório, Rita de Luzier ainda relatou problemas que se alastram desde o início de seu mandato em janeiro de 2017, quando assumiu o compromisso de dar conta logo nos primeiros cem dias de seu governo.

Hoje, além de prestar contas da nossa gestão do ano de 2017, e expôr nossas propostas para o ano que se inicia, quero mostrar-lhes a realidade bem como as dificuldades que enfrentamos no início de nossa gestão no ano de 2017. Diante do que recebemos, nosso ânimo não foi abalado, vencemos barreiras administrativas e assim pudemos contabilizar importantes ações no ano que passou e ainda projetamos avanços para 2018”… Pontuou a gestora no início de sua fala.

Rita de Luzier ainda apresentou ações que pretende realizar este ano: “Estivemos no comando-geral da polícia do estado, reivindicando melhoria e contingente dos policiais de nossa cidade para melhorar a segurança do nosso município. Para 2018, já assinamos convênio com a FUNASA para a construção de 50 banheiros nas residências mais vulneráveis, queremos ampliar dentro das possibilidades o atendimento do sacolão, minha meta vereadores, é aumentar o número de sacolões em 2018. Buscaremos junto ao Governo Federal, recursos para a construção de casas populares. Estamos investindo na segurança e no patrimônio público com instalação das câmeras, das vigilâncias digitais 24 horas”. Afirmou a Prefeita Municipal.

Ao término da leitura da mensagem anual, a Presidência deu continuidade a primeira sessão ordinária e apresentou a ordem do dia pautada. A Mesa Diretora colocou em votação três requerimentos e ambos foram aprovados com unanimidade. O requerimento de nº 001/2018, de autoria do Vereador Carlos Veriano (Carlinhos), tratou da nomeação da rua que dá acesso ao lixão público. O requerimento nº 002/2018, de autoria do Vereador Luiz Junior Severiano (Luizinho), solicitou iluminação pública para a Fazenda Ameixa. Já o requerimento nº 003/2018, subscrito pelo Vereador Eduardo Cosme (Edu Lanches), requereu a continuação do calçamento da Rua Manoel Raimundo até a residência do Senhor Benedito Santana.

Também foi pautada uma Emenda Inclusiva, de autoria do Vereador Cláudio Sebastião dos Santos, ao Projeto de Lei nº 011/2018 que dispõe sobre o Programa Municipal de Acesso e Uso da Água na Zona Rural de Parazinho, o projeto original é de autoria do Poder Executivo. O Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Carlos Veriano, apresentou Emenda Modificativa à Lei Municipal nº 407/2016, que fixa os subsídios do prefeito, vice, vereadores e secretários municipais. A medida visa adequar a realidade limitadora trazida pela norma constitucional e legal, especialmente quanto ao subsídio dos vereadores, vez que o Tribunal de Contas do Estado promoveu enfrentamento quanto a necessidade de realização de ajustes aos patamares permitidos legalmente.

Os vereadores também apreciaram o veto do Poder Executivo de nº 002/2017, que apresentava o não sancionamento ao Projeto de Lei nº 003/2017, de autoria do Poder Legislativo. Referida lei tratava de legalizar o pagamento das gratificações aos agentes de saúde e endemias. Após debate, o veto seguiu em votação secreta, conforme rege a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara. Maioria dos parlamentares optaram pela não aprovação do veto que foi rejeitado com maioria dos votos, sendo seis favoráveis e três contrários.

Via: Parazinho na Mídia.












PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário